O Pão e o circo foi inventado na Roma antiga.

 
Certas civilizações do mundo antigo, principalmente Grécia, Mesopotâmia e Roma, são estudadas até hoje. Em muitos aspectos, essas sociedades formaram as bases para a concepção do mundo ocidental como o conhecemos hoje. Por isso que as escolas ainda ensinam sobre sua história e como funcionavam seus governos.
Uma das medidas mais conhecidas da Roma Antiga, a qual você tem boas chances de encontrar nos vestibulares, é a política do pão e circo. Seu impacto foi bem visível e até hoje ela é usada como referência para entender partes da sociedade.
 
O que foi a política do pão e circo?
 
A política do pão e circo foi um método de governo na Roma Antiga, que consistia na distribuição de pão e trigo, além da implementação de espetáculos públicos.
Com o império romano em expansão, problemas com saneamento, saúde e atendimento às necessidades do povo se tornaram maiores. Porém, também era notável que as chances de rebelião eram bem menores quando o povo tinha acesso a comida e entretenimento.
Essa política foi implementada pela primeira vez por Otávio Augusto, o primeiro imperador romano, que governou de 27 a.C. até 14 d.C. E ela foi bem efetiva na época para conter uma revolta popular e viabilizar a contínua expansão do império.
O alimento em questão consistia em pão e cereais como o trigo, que eram distribuídos para a população da cidade ou vendidos a preço bem baixo. Já o entretenimento podia vir na forma de música, circos, teatros ou arenas para lutas.

 
Questão de Vestibular (Universidade Estadual de Londrina/PR)
A expansão imperial romana resultou, a partir do século I d.C., na utilização do trabalho escravo em grande escala e no aumento significativo do número de plebeus desocupados, aos quais se juntaram levas de pequenos agricultores arruinados. Isso incrementou o êxodo rural e provocou o inchamento das cidades, especialmente de Roma. Para amenizar o problema social dessas massas, o Estado passou a dar-lhes subsídios. Essa política caracterizou-se pela distribuição de:
 
A – terras para os desocupados, caracterizando uma verdadeira reforma agrária, conhecida como a política agrária, de Licínio.
 
B – dinheiro para a aquisição de roupas e alimentos, combatendo a inflação que assolava a República, provocada pela política de Tucídides.
 
C – grãos a preços baixos e espetáculos públicos gratuitos, conhecida como a política do pão e circo, de Augusto.
 
D – sementes, instrumentos agrícolas e escravos para o cultivo de terras na Sicília e no norte da África: a política de colonização, de Suetônio.
 
E – escravos para estimular a agricultura da Península Ibérica, conhecida como a política agrícola, de Cláudio.
 
(Resposta correta no final do texto)
 
Perguntas Frequentes
 
O que diz a ideia de Pão e Circo da antiga política romana passando para os dias de hoje? No contexto atual, “pão e circo” é uma metáfora para se referir a medidas do governo que têm como objetivo distrair a população dos reais problemas sociais.
 
Quem inventou a expressão Pão e Circo? Acredita-se que o primeiro uso do termo foi feito pelo poeta satírico Juvenal, que tinha profunda aversão à população pobre.
 
Que vantagens a política do Pão e Circo garantia ao Império Romano? As principais intenções dessa política eram evitar a fome e o tédio, fatores que contribuíam para a incidência de rebeliões populares.
 

FONTE: https://dicas.vestibulares.com.br/politica-do-pao-e-circo/
Capturado em 11/02/2024


A resposta correta é a letra C. A questão demonstra bem a implementação da política do pão e circo, assim como o contexto de sua implementação, para evitar uma revolta popular.
 
 
Palavras chave: “Império Romano, Pão e circo, Povo alienado, Falta de acesso à informação, Falta de cidadania”
 
Charge de J. César retirada do post de Alexandre lucas em
https://vermelho.org.br/coluna/politica-do-pao-e-circo-das-prefeituras/

Compromisso deste Website
 
Todos os textos apresentados neste Website são assinados ou, sua origem é indicada (Fornecemos o endereço de onde o texto foi copiado). Se, porventura, em nossas páginas forem encontrados textos ou imagens cuja reprodução seja proibida por Lei, solicitamos a gentileza de sermos avisados para providenciarmos sua remoção.

Direitos Autorais:
Apenas os Direitos Autorais de terceiros devem ser observados.

Licença Creative Commons

 
 
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria dos artigos e este website). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

 
© Copyleft FilosofiaPopular - There is no intellectual property protected by law on this website - (webmaster)

  

Leia mais:

 

Problemas Globais

16 páginas relatando problemas a serem resolvidos pela humanidade

  


1 - Fome no mundo - (Por Lú Sodré)

2 - Controle do Dinheiro Mundial - (Por François Morin)

3 - Colapso da humanidade - (Por Dennis L. Meadows)

4 - Classes Sociais - (BRYM, R.; LIE, J. et al. - GIDDENS, Anthony.)

5 - A situação humana no capitalismo pós-moderno - (Por Erich Fromm)

6 - Um pequeno exemplo de capitalismo - (Por Webmaster)

7 - Democracia e capitalismo - (Por Gustavo Adolpho Junqueira Amarante)

8 - A nova classe alta (no Brasil) - (Por Nizan Guanaes)

9 - Bondade do homem - (Por Ana Lucia Santana)

10 - Ideologia e Política - (Por Márcia Denser)

11 - A banalidade do mal - (Hannah Arendt)

12 - Pós Capitalismo - (Por Claudia Sarmento)

13 - Precariedade do trabalho - (Por Fabrício Maciel)

14 - Crise Social do Pós-neoliberalismo - (Por Márcia Denser)

15 - Aquecimento Global - (Por Giovana Girardi)

16 - Limites do Crescimento - (Por Quirin Schiermeier)