Axiologia ou Teoria dos Valores


  

O que é Valor?

Valor é um termo de difícil definição. Etimologicamente vem do grego; Axios e do Latim, Aestimabile. Que quer dizer significação, não indiferença, estima. Daí vem a área de estudo da Filosofia denominada Axiologia, que investiga a questão dos valores humanos.
De modo simplificado, pode-se dizer que o valor é o que dá dignidade ao ser. Da mesma forma que a verdade está para o conhecimento, a beleza está para a admiração, o sabor para o gosto, a cor para a vista, o valor está para a estima. A estima capta o objeto valor, assim como audição capta o som, a estética capta o belo, a ética capta o bem. Só há valor onde houver apreço, empatia, estima, afetividade.
A realidade é o objeto do conhecimento, o valor é o objeto do sentimento. Os valores do agradável e do desagradável referem-se ao gozo e ao sofrimento. A verdade é o valor do conhecimento, a beleza é o valor do belo, a fortaleza é o valor da força, a virtude é o valor do bem. O valor é, portanto, a significação dada por nossa razão a tudo quanto o homem se relaciona. É Juízo de valor, modo pelo qual não se pode julgar os fins a não ser julgando ao mesmo tempo os meios que servem para alcança-lo.
Filosoficamente Valor é a interpretação introduzida por nós nas coisas, nas relações entre os homens e destes com o mundo. Valores são significações dadas pelo homem, no uso de sua razão, a tudo aquilo que se relaciona, do ente ao objeto, das coisas aos sujeitos, da objetividade do fazer à subjetividade do pensar e agir no mundo, físico e metafísico. (para além do físico)
Há o mundo das coisas e o mundo dos valores. Os Valores são sempre uma relação entre: os sujeitos que valoram e as coisas valoradas. Valor é Significar, dar sentido, significado, predicar é dar regras para as ações práticas, por exemplo: (se, o Ar tem um significado, então é um valor para os homens e para os seres vivos, logo; a regra é não poluir [o Ar]). O valor então, com base no que é, orienta o que deve ser.
“O valor é o que orienta o juízo das escolhas humanas, considerando a relação existente entre meios e fins, de tal modo que, não se podem julgar os fins a não ser julgando ao mesmo tempo os meios que servem para alcançá-los”. (John Dewey)
Para simplificar podemos entender o Valor como um princípio geral e universal que serve de guia para o agir e pensar do homem no mundo. O valor está presente no homem, nas atividades humanas e no mundo humano. O valor é o princípio norteador das escolhas humanas (os fins), o desejável, o preferível. É guia, norma das escolhas, por isso carece da consciência e da liberdade, - porque só o sujeito consciente e livre é capaz de fazer escolhas. - Escolhas sempre temerárias, mas necessárias.

Westerley Santos


  

A escala dos Valores

Segundo Max Scheler, (1874-1928) os valores são objetivos e dispostos em ordem eterna o que torna possível hierarquiza-los. Deste modo, juízo (faculdade de julgar de avaliar, faculdade de pensar o particular como inserido no geral), é então, um julgamento crítico sobre as escolhas humanas, uma reflexão propositiva das relações existentes entre meios e fins de nossa ação no mundo.
Os valores se organizam na seguinte escala de importância: ÉTICO é o juízo sobre o bem e o mal. Diz daquilo que é vital/Vida. MORAL e a ação normativa do comportamento, costumes, hábitos, normas e leis. Diz do Convívio Humano em sociedade. MATERIAL é o juízo sobre o que é necessário para a sobrevivência humana. RELIGIOSO é o juízo sobre o que é bom para o espírito e diz das coisas da alma. O valor ESTÉTICO, que opera um juízo sobre o belo e o feio e diz das coisas do mundo sensível, da Natureza. E por último o valor de UTILIDADE que se refere ao juízo do que é melhor e pior e diz das coisas e dos objetos.
“Atribuir Valor a uma coisa, é não ficar indiferente a ela. Isto é a principal característica do valor”.
Livro: Introdução à Filosofia - Ed.: Paulus.

  

Significado de Axiológico

Axiológico é um termo que se refere a tudo aquilo que tem caráter de um valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade.
O aspecto axiológico ou a dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais.
A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria).
Neste contexto, o valor, ou aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, subjetiva e produto da cultura onde o indivíduo está inserido.
De acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.
A ética e a estética estão vinculadas de forma intrínseca aos valores desenvolvidos pelo ser humano. A ética é um ramo da filosofia que investiga os princípios morais (bom/mau, certo/errado, etc. ) na conduta individual e social. A estética estuda os conceitos relacionados à beleza e harmonia das coisas.
FONTE:
https://www.significados.com.br/axiologico/

 
Palavras chave:
“Axiologia, investigar os valores humanos, princípio norteador das escolhas humanas, estima, valores predominantes em uma determinada sociedade, escolha individual subjetiva”

 
Compromisso deste Website
Todos os textos apresentados neste Website são assinados ou, sua origem é indicada (Fornecemos o endereço de onde o texto foi copiado). Se, porventura, em nossas páginas forem encontrados textos ou imagens cuja reprodução seja proibida por Lei, solicitamos a gentileza de sermos avisados para providenciarmos sua remoção.

Direitos Autorais:
Apenas os Direitos Autorais de terceiros devem ser observados.

Licença Creative Commons

 
 
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria dos artigos e este website). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

 
© Copyleft FilosofiaPopular - There is no intellectual property protected by law on this website - (webmaster)