Períodos da Filosofia

(um outro índice para facilitar sua pesquisa)

 

 

Mitologia Grega: Mito, Rito e Religião, Réia ou Cibele, Apolo, Marte, Vênus (Afrodite), Hércules, Jasão e Medéia, Perseu e Medusa, Édipo, Divindades do Mar, Zeus, Baco, Psique, A Primeira Geração Divina, A Segunda Geração Divina, Deuses Gregos e Romanos, A Grécia e a Chegada dos Indo-europeus, O Caos, Monstros Modernos, Minerva, Cupido, Ulisses, A Guerra de Tróia, Pã, Prometeu e Pandora, Mercúrio, Vulcano.
 
Período Clássico: Os Pré-Socráticos, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Zenão de Eléia, Demócrito de Abdera, Teorias de Demócrito, Os Sofistas, Sócrates, A Defesa de Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicurismo, Ceticismo e Ecletismo, O Estoicismo.
 
Pensamento Latino: As Ciências Naturais na Idade Helenista e o Pensamento Latino, O Direito Romano e a Educação Romana.
 
Período Cristão: Neoplatonismo - Plutarco de Queronéia, O Pensamento Cristão, O Cristianismo, A Praxe Ascética do Cristianismo, Santo Agostinho e a Patrística Pré-Agostiniana, Santo Agostinho, A Escolática Pré-Tomista, A Escolástica Pós-Tomista, São Tomás de Aquino.
 
Período Moderno: O Pensamento Moderno, A Renascença, Os Pensadores Renascentistas, René Descartes, As Meditações de Descartes, O Empirismo - John Locke, George Berkeley, Francis Bacon, Thomas Hobbes, David Hume. Textos de Hume, O Iluminismo Francês - Condillac, Montesquieu e Voltaire, O Iluminismo Francês - Jean-Jacques Rosseau, Nicolau Maquiaveli e Galileu Galilei, Blaise Pascal, Leibniz, O Cartesianismo - Baruch Spinoza, Malebranche, Leibniz e Wolff.
 
Período Contemporâneo: Immanuel Kant, Hegel - O Idealismo Lógico, Nietzsche, Kierkegaard, Kant - Moral, Metafísica e Crítica do Juízo, O Idealismo Pós-kantiano - Fichte, Schelling e Schleiermacher, Hegel - A Idéia, A Natureza, O Espírito, O Positivismo - Auguste Comte, Karl Marx.
 

A ideia original deste índice pertence aos editores do http://www.mundodosfilosofos.com.br/

O link do site acima citado mudou para https://mundodosfilosofos.com.br


.
"A filosofia é uma batalha contra o enfeitiçamento de nossa inteligência por meio da linguagem."

Ludwig Wittgenstein, in Investigações filosóficas