ID-336


As Civilizações mais antigas do mundo


Entre as civilizações mais antigas que já existiram estão a Civilização da Mesopotâmia, Civilização do Vale do Indo e Civilização egípcia. Estas são algumas das civilizações mais antigas.
Aqui está uma lista das 10 civilizações mais antigas que já existiram, começando com as mais recentes primeiro:
 

As 10 civilizações antigas mais antigas que já existiram

No curso da evolução humana, a prática de viver em um grupo com compreensão e dependência mútuas tornou-se um estilo de vida muito útil e prático e, a partir de pequenos grupos isolados, comunidades maiores se formaram. Então vieram as sociedades que com o tempo se tornaram civilizações.
Como a mentalidade humana e a psicologia levaram a esse desenvolvimento ainda é um tema popular entre historiadores e antropólogos, e uma grande discussão para outro dia.
Por enquanto, vamos falar sobre algumas das civilizações mais antigas que já existiram no mundo. Estamos falando sobre as civilizações que sabemos que existiram de verdade, ao contrário das que estão envoltas em mitos como Atlântida, Lemúria e Rama, para citar algumas.
Para listar corretamente as civilizações mais antigas em ordem cronológica, é necessário voltar ao berço da civilização. Aqui está uma lista das 10 civilizações mais antigas que já existiram, começando com as mais recentes primeiro:
10. A Civilização Inca
9. A Civilização Asteca
8. A Civilização Romana
7. A civilização Persa
6. A Civilização Grega Antiga
5. A Civilização Chinesa
4. A Civilização Maia
3. A Civilização Egípcia Antiga
2. A Civilização do Vale do Indo
1. A Civilização Mesopotâmica
 

10. A Civilização Inca

Nome da civilização: civilização inca
Período: 1438 AD – 1532 AD
Localização original: Peru atual
Localização atual: Equador, Peru e Chile
Principais destaques: maior império da América do Sul na era pré-colombiana

 
O Império Inca foi o maior império da América do Sul na era pré-colombiana. Essa civilização floresceu nas áreas do atual Equador, Peru e Chile e teve seu centro administrativo, militar e político em Cusco, que fica no Peru atual.
A civilização inca era uma sociedade bem estabelecida e florescente. Os Incas eram seguidores devotos do deus sol Inti, e seu rei era referido como “Sapa Inca”, que significa o filho do sol. O primeiro imperador inca, Pachacuti, transformou a capital de uma vila modesta em uma grande cidade projetada na forma de um puma. Ele continuou a expandir a tradição do culto aos ancestrais. Quando o rei morresse, seu filho receberia todo o poder, mas sua riqueza seria distribuída entre seus outros parentes, que em troca preservariam sua múmia e manteriam sua influência política. Isso levou a um aumento significativo no poder dos Incas, que se tornaram grandes construtores, construindo fortalezas e locais como Machu Picchu e a cidade de Cusco, que ainda existem até hoje.
 

9. A Civilização Asteca

Nome da civilização: civilização asteca
Período: 1345 AD – 1521 AD
Localização Original: Região centro-sul do México pré-colombiano
Localização atual: México
Principais destaques: Nahuatl se tornou o principal idioma

A pirâmide asteca
Os astecas entraram em cena praticamente na época em que os Incas estavam emergindo como poderosos contendores na América do Sul. Por volta de 1200 e início de 1300, as pessoas no atual México viviam em três grandes cidades rivais – Tenochtitlan, Texcoco e Tlacopan. Por volta de 1325, esses rivais criaram uma aliança e o novo estado passou a dominar o Vale do México. Naquela época, as pessoas preferiam o nome Mexica aos astecas. A ascensão dos astecas foi dentro de um século da queda de outra civilização influente no México e na América Central – os maias.
A cidade de Tenochtitlan era a base do poder militar e se tornou uma ponta de lança para a conquista de novos territórios, mas o imperador asteca não governava diretamente todas as cidades ou regiões. Os governos locais permaneceram no local e foram forçados a pagar quantias variáveis ​​de tributo à Tríplice Aliança. No início dos anos 1500, a civilização asteca estava realmente no auge de seu poder. Mas então os espanhóis chegaram. Isso levou a uma enorme batalha entre os Incas e os conquistadores espanhóis e os aliados nativos que eles haviam reunido liderados pelo famoso (ou melhor, infame) Hernan Cortes em 1521. Uma derrota nessa batalha decisiva acabou levando à queda do outrora famoso Império Asteca.
 

8. A Civilização Romana

Nome da Civilização: civilização romana
Período: 550 aC a 465 dC
Localização Original: Village of the Latini
Localização atual: Roma
Principais destaques: Civilização antiga mais poderosa

Civilização romana
A civilização romana surgiu por volta do século VI aC. Até mesmo a história por trás da fundação da antiga Roma é o material da lenda e do mito. No auge de seu poder, o Império Romano dominava um enorme pedaço de terra e todos os países do Mediterrâneo de hoje faziam parte da antiga Roma.
Roma primitiva era governada por reis, mas depois de apenas sete deles terem governado, o povo assumiu o controle de sua própria cidade e governou a si mesmo. Eles introduziram um conselho conhecido como o Senado, que governava sobre eles. A partir deste ponto, Roma foi referida como a república romana.
Roma também viu a ascensão e queda de alguns dos maiores imperadores da história humana, como Júlio César, Trajano e Augusto. Mas, eventualmente, o império tornou-se tão vasto que simplesmente não foi possível colocá-lo sob uma única regra. No final, o Império Romano foi invadido por milhões de bárbaros do norte e leste da Europa.
 

7. A civilização persa

Nome da civilização: civilização persa
Período: 550 aC-331 aC
Localização Original: Egito no oeste para a Turquia no norte, e através da Mesopotâmia para o rio Indo no leste
Localização atual: Irã moderno
Principais destaques: estrada real

A civilização persa
Houve um tempo em que a antiga civilização persa era, de fato, o império mais poderoso do mundo. Embora apenas no poder por pouco mais de 200 anos, os persas conquistaram terras que cobriam mais de dois milhões de milhas quadradas. Das partes do sul do Egito para partes da Grécia e do leste para partes da Índia, o Império Persa era conhecido por sua força militar e governantes sábios.
Antes de criarem um vasto império no espaço de apenas 200 anos, antes de 550 aC, a Pérsia (ou Persis, como era chamado naquela época) era dividida em facções entre vários líderes. Mas então o rei Ciro II, que mais tarde se tornou conhecido como Ciro, o Grande, chegou ao poder e unificou todo o reino persa antes de conquistar a antiga Babilônia. De fato, sua conquista foi tão rápida que, no final de 533 aC, ele já havia invadido a Índia, no leste. Mesmo após a morte de Ciro, seus descendentes continuaram esta expansão implacável e até lutaram na lendária batalha com os bravos espartanos. Em seu auge, a antiga Pérsia governava toda a Ásia central e o Egito. Mas tudo isso mudou quando um lendário soldado da Macedônia, Alexandre, o Grande, colocou todo o Império Persa de joelhos e efetivamente acabou com a civilização em 330 aC.
 

6. A Civilização Grega Antiga

Nome da Civilização: civilização grega
Período: 2700 aC – 479 aC
Localização original: Itália, Sicília, norte da África e tão longe quanto a França
Localização atual: Grécia
Principais destaques: Conceitos de democracia e do Senado, as Olimpíadas

Os antigos gregos podem não ter sido a civilização mais antiga, mas são sem dúvida um dos mais influentes. Mesmo que a ascensão da Grécia antiga tenha vindo das civilizações das Cíclades e Minóicas (2700 aC-1500 aC), há evidências de sepultamentos na Caverna Franchthi, em Argólida, na Grécia, que remonta a cerca de 7250 aC. A história dessa civilização está espalhada por um período de tempo tão longo que os historiadores a dividiram em diferentes períodos, sendo os mais populares os períodos Arcaico, Clássico e Helenístico. Esses períodos viram vários gregos antigos entrarem no centro das atenções, muitos dos quais mudaram o mundo para sempre e ainda estão sendo discutidos até hoje.
Entre outras coisas, os gregos inventaram as antigas Olimpíadas e formaram o conceito de democracia e do Senado. Eles lançaram as bases para a moderna geometria, biologia e física. Pitágoras , Arquimedes , Sócrates , Euclides, Platão , Aristóteles , Alexandre, o Grande … os livros de história estão cheios desses nomes cujas invenções, teorias, crenças e heroísmos tiveram um impacto significativo nas civilizações subseqüentes.
 

5. A Civilização Chinesa

Nome da civilização: civilização chinesa
Período: 1600 aC – 1046 aC
Localização original: Rio Amarelo e região de Yangtze
Localização atual: China
Principais destaques: Invenção de papel e seda

Antiga civilização chinesa
A China antiga – também conhecida como Han China – chega ao número cinco e, sem dúvida, tem uma das mais diversas histórias. De fato, se você considerar todas as dinastias desde o primeiro até o último que já governou na China, um período significativamente grande de tempo precisa ser coberto.
Diz-se que a civilização do rio Amarelo é o começo de toda a civilização chinesa, pois é onde as primeiras dinastias foram baseadas. Foi por volta de 2700 aC que o lendário Imperador Amarelo iniciou seu governo, o que mais tarde levou ao nascimento de muitas dinastias que governaram a China continental.
Em 2070 aC, a dinastia Xia tornou-se a primeira a governar toda a China, conforme descrito em crônicas históricas antigas. A partir de então, houve um número de dinastias que controlaram durante diferentes períodos de tempo até o final da dinastia Qing em 1912 dC com a Revolução Xinhai. Isso marcou o fim de mais de quatro milênios da antiga civilização chinesa. A essa altura, entretanto, os chineses haviam dado ao mundo algumas de suas invenções e produtos mais úteis, como pólvora, papel, impressão, bússola, álcool, canhões e muito mais.
 

4. A Civilização Maia

Nome da civilização: civilização maia
Período: 2600 aC-900 dC
Localização Original: Em torno de Yucatan atual
Localização atual: Yucatan, Quintana Roo, Campeche, Tabasco e Chiapas no México e sul através da Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras
Principais destaques: compreensão complexa de astronomia

Civilização maia, 2600 aC
A antiga civilização maia floresceu na América Central a partir de cerca de 2600 aC e tem sido muito falado por causa do calendário que introduziu. Uma vez estabelecida, a civilização maia prosperou e se tornou altamente sofisticada, com uma população em expansão de cerca de 19 milhões em seu pico. Por volta de 700 aC, os maias já haviam criado seu próprio sistema de escrita, que usavam para criar calendários solares esculpidos em pedra. Segundo eles, o mundo foi criado em 11 de agosto de 3114 aC, data de início do calendário. A suposta data final era 21 de dezembro de 2012.
Os antigos maias eram culturalmente ricos comparados a muitas de suas civilizações contemporâneas, e os maias e astecas construíram pirâmides, muitas das quais são maiores que as do Egito. Mas o súbito declínio e fim abrupto dos maias tem sido um dos mistérios mais intrigantes da história antiga: por que os maias, uma civilização notavelmente sofisticada composta de mais de 19 milhões de pessoas, de repente colapso em algum momento durante o oitavo ou o nono século? O povo maia não desapareceu completamente no entanto; seus descendentes ainda vivem em partes da América Central.
 

3. A Civilização Egípcia Antiga

Nome da civilização: civilização egípcia
Período: 3150 aC – 30 aC
Original Localização: Bancos do Nilo
Localização atual: Egito
Principais destaques: Construção de pirâmides

Civilização egípcia antiga
O antigo Egito é uma das civilizações mais antigas e culturalmente ricas nesta lista. A antiga civilização egípcia, uma majestosa civilização das margens do Nilo, é conhecida por sua cultura prodigiosa, seus faraós, as duradouras pirâmides e a Esfinge.
A civilização uniu-se por volta de 3150 aC (de acordo com a cronologia egípcia convencional) com a unificação política do Alto e Baixo Egito sob o primeiro faraó. Mas isso não teria sido possível se já não houvesse colonos ao redor do vale do Nilo no início de 3500 aC.
A história do antigo Egito pode ser dividida em uma série de reinos estáveis ​​separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como períodos intermediários: O Antigo Reino da Idade do Bronze Primitiva, o Império Médio da Idade do Bronze Médio e o Novo Reino do Bronze Final. Era.
O antigo Egito nos deu as pirâmides, as múmias que preservam os antigos faraós até hoje, hieróglifos e muito mais. O Egito Antigo atingiu seu ápice durante o Império Novo, quando faraós como Ramsés, o Grande, governaram com tamanha autoridade que outra civilização contemporânea, os núbios, também ficou sob o domínio egípcio.
 

2. A Civilização do Vale do Indo

Nome da Civilização: Civilização do Vale do Indo
Período: 3300 aC – 1900 aC
Localização original: ao redor da bacia do rio Indus
Localização atual: nordeste do Afeganistão para o Paquistão e noroeste da Índia
Principais destaques: Uma das civilizações mais difundidas, cobrindo 1,25 milhão de km

A civilização do vale do Indo
Uma das civilizações mais antigas nesta lista, a civilização do Vale do Indo está no coração das civilizações subseqüentes que surgiram na região do Vale do Indo. Essa civilização floresceu em áreas que se estendem do nordeste do Afeganistão até o Paquistão e o noroeste da Índia. Juntamente com o antigo Egito e a Mesopotâmia, foi uma das três primeiras civilizações do mundo antigo e, das três, foi a mais difundida, cobrindo uma área de 1,25 milhão de quilômetros.
Populações inteiras foram assentadas na bacia do rio Indus, um dos principais rios da Ásia, e outro rio chamado Ghaggar-Hakra, que costumava fluir através do nordeste da Índia e do leste do Paquistão.
Também conhecida como a civilização Harappan e a civilização Mohenjo-Daro, em homenagem aos locais de escavação onde os restos da civilização foram encontrados, diz-se que a fase de pico dessa civilização durou de 2600 aC a cerca de 1900 aC. Uma cultura urbana sofisticada e tecnologicamente avançada é evidente na civilização do Vale do Indo, tornando sua capital o primeiro centro urbano da região.
As pessoas da civilização do Vale do Indo alcançaram grande precisão na medição de comprimento, massa e tempo, e com base em artefatos encontrados em escavações, é evidente que a cultura era rica em artes e ofícios também.
 

1. A civilização mesopotâmica

Nome da civilização: civilização mesopotâmica
Período: 3500 aC-500 aC
Localização Original: Nordeste pelas montanhas Zagros, a sudeste pelo planalto da Arábia
Localização atual: Iraque, Síria e Turquia
Significado: Terra entre rios (grego antigo)
Principais destaques: Primeira civilização no mundo

Civilização mesopotâmica, a mais antiga civilização
E aqui está a primeira civilização a emergir. A origem da Mesopotâmia remonta a tal ponto que não há evidência conhecida de qualquer outra sociedade civilizada antes deles. A linha do tempo da antiga Mesopotâmia é geralmente considerada a partir de cerca de 3300 aC a 750 aC. A Mesopotâmia é geralmente creditada como sendo o primeiro lugar onde a sociedade civilizada realmente começou a tomar forma. Foi em algum lugar por volta de 8000 aC que as pessoas desenvolveram a idéia de agricultura e lentamente começaram a domesticar os animais tanto para a alimentação quanto para ajudar na agricultura.
As pessoas já estavam criando arte bem antes dos mesopotâmios, mas isso fazia parte da cultura humana, não da civilização humana. Foi a civilização mesopotâmica que refinou isso, acrescentando e formalizando todos esses sistemas, e combinando-os para criar a primeira civilização. Eles prosperaram nas regiões do atual Iraque, então conhecidas como Babilônia, Suméria e as Terras Altas da Assíria.
 

Conclusão

A cultura moderna e a civilização devem muito às primeiras civilizações que surgiram depois de milhões de anos de evolução humana. A civilização humana percorreu um longo caminho desde uma época em que não havia meios definidos de comunicação e a caça era a principal fonte de alimento. Gradualmente, a agricultura substituiu o forrageamento, os animais foram domesticados, as sociedades foram criadas e desenvolvidas e, finalmente, levaram às sociedades em que vivemos hoje. Cada civilização individual listada aqui contribuiu de muitas maneiras: novas invenções, novas idéias, novas culturas, filosofias, estilos de vida, etc. Desde o berço da civilização até os dias modernos, o que nos tornamos é o resultado de todas as civilizações que existiram antes.

FONTE: https://www.historiaantiga.com/civilizacoes-mais-antigas/#10-a-civilizacao-inca
Capturado em 11/02/2024 - Atualizado na Fonte em 11/08/2023

NOTA: O Webmaster executou pequenas correções no texto capturado.